cover
Tocando Agora:

Os Católicos e os políticos

você precisa saber.

Os Católicos e os políticos
Os Católicos e os políticos (Foto: Reprodução)

Bom vemos que em tempos como hoje, de campanha eleitorais, muitos católicos se aventuram nesse mundo político. Mundo este que não tem muita compatibilidade com os princípios católico. Bom, como toda regra tem exceções, salvo alguns partidos políticos tentam em seus estatutos serem os mais reto possíveis e compatíveis com os Evangelho de Jesus.
No Evangelho de Mateus 5, 34-37, Jesus diz o seguinte:


34 Eu, porém, digo-vos que não jureis de modo algum (sem motivo justo}, nem pelo céu, porque é o trono de Deus, 35 nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés, nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande rei; 36 nem jurarás pela tua cabeça, pois não podes fazer branco ou negro um dos teus cabelos.
37 Mas seja o vosso falar: Sim, sim; não, não; porque tudo o que daqui passa, procede do mal.


Vejamos que podemos colocar o eu juro, como eu prometo, e vários outros termos semelhantes em nossa rica língua portuguesa. Mas você pode se perguntar aonde quero chegar com isso.


Venho aqui expor um ensinamento de Jesus que muitos não conhecem ou se esqueceram: “Seja o vosso falar: Sim, sim; não, não; porque tudo o que daqui passa, procede do mal.”


Analisemos não só a índole do candidato, mas também o que diz o estatuto do partido em que ele faz parte. Vamos ser mais criteriosos com isso, pois existem candidatos que se dizem católicos, filiado a partidos que defende abertamente a ideologia de gênero, aborto, união homossexual nas Igrejas, apoiam o marxismo/comunismo/socialismo, entre outras ideologias que não são compatíveis com a Igreja Católica Apostólica Romana. Vejam não estou tirando isso detrás da orelha, é só estudar os documentos da Igreja sobre esses assuntos.


Não podemos fechar nossos olhos para isso. Se em sua cidade tem um candidato que se diz cristão católico que se candidatou em um partido que defende essas bandeiras acima cuidado, pode ser um lobo na pele de cordeiro.


Para conhecermos bem o candidato devamos ver se ele segue o conselho de Jesus: “Seja o vosso falar: Sim, sim; não, não; porque tudo o que daqui passa, procede do mal.” Como também se o partido que ele está filiado também defendem os princípios que Jesus prega no seus Evangelhos.


E por fim lembrarmos que o mandato caso o candidato seja eleito pertence ao partido, isto é, se o candidato eleito descumbrir as cláusulas do Estatuto do Partido, o mesmo pode expulsar o candidato eleito e colocar outro candidato que compactua com esse estatuto. Por isso, primeiro deve-se conhecer bem o estatuto do partido e depois o candidato, porque se o candidato assinou pelo partido diz que ele concorda com suas normas e condutas.


Católico comprometa-se de fato: “Seja o vosso falar: Sim, sim; não, não; porque tudo o que daqui passa, procede do mal.” Não seja aquela pessoa que quer agradar a todos, pois vai acabar não agradando a ninguém.