A teologia do zelo bom
Não sejais descuidados do zelo; sede fervorosos no espírito. Servi ao Senhor.
19/08/2024 13:03
| Atualizado há 5 meses atrás
Assim como há um zelo mau, de amargura, que separa de Deus e conduz ao inferno, também há o zelo bom, que separa dos vícios e conduz a Deus e à vida eterna (RB 72,1-2).
O zelo compreende cuidado e dedicação especial que se tem por alguém ou alguma coisa. Na Bíblia, este atributo também é dado a Deus, que preserva a sua santidade por toda a eternidade e sua diligência para com a humanidade. Assim como Ele, devemos ser zelosos por suas coisas e obedecer à sua vontade.
Jesus demonstrou esse zelo pelas coisas de Deus quando expulsou os cambistas e comerciantes do Templo (cf. Jo 2,12-17). Os discípulos lembraram logo do Sl 69,9, no qual foi profetizado que o Messias sentiria um zelo extremado pela Casa do Senhor, pois fazer da fé e da adoração a Deus um negócio é totalmente reprovável.
São Paulo nos adverte: “Não sejais descuidados do zelo; sede fervorosos no espírito. Servi ao Senhor.” (Rm 12,11). E, ainda:
“Porque bem sei a prontidão do vosso ânimo, da qual me glorio de vós para com os macedônios; para a Acaia está pronta desde o ano passado; e o vosso zelo tem estimulado a muitos” (2Cor 9,2).
Podemos dizer, portanto, que é a teologia do cuidado, tão falada, sobretudo neste tempo de pandemia do novo Coronavírus. É preciso secuidar e ter cuidado com os outros, e isto acontece no exercício da solidariedade na qual todos fazem a sua parte, sem egoísmos, tendo em vista o bem comum.
Para Bento, é este zelo bom que nos conduz a Deus! Ele nos exorta a exercê-lo com amor ardente, pondo em ação a caridade fraterna, a tolerância, a obediência mútua, a humildade e, o que é mais importante: nada antepondo a Cristo, pois é Ele quem nos conduz JUNTOS para a vida eterna, a nossa meta.
Para cultivar o bom zelo
OREMOS: Ó Divino Amor que nos conduzis à santidade, dai-nos os vossos sete dons e nos concedais também o zelo bom, para que nos separemos dos vícios e de todo pecado, a fim de que, pondo em prática as boas obras, cheguemos juntos à vida eterna, onde se encontra Cristo à direita do Pai.
Amém.
_______________________
Rezar com São Bento, orações para o cotidiano, Pe Bruno Carneiro