No mundo que vivemos, com tanta relativização e individualismo, como exercitar o perdão com amor e verdade.
Nosso Senhor Jesus, no Evangelho de Lucas capítulo 17, 3-4 nos diz:
3 Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. 4 E, se pecar sete vezes no dia contra ti e sete vezes no dia for ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe (sempre). Lc 17, 3-4 - Bíblia Sagrada Traduzida e Comentada por Pe. Manoel de Matos Soares.
Devemos repreender aquele que erra na caridade e perdoa-lo. E com o perdão acolhe-lo cada vez mais, isto é, mantê-lo perto para poder ajudar o irmão na caminhada, e se ele tropeçar, perdoa-lhe mais uma vez e mostra-lhe o caminho que Nosso Senhor Jesus Cristo nos ensina em seu Evangelho.
São Paulo na carta a Tito nos diz:
6 (É necessário que o presbítero) seja irrepreensível, que tenha tido uma só mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução, ou desobedientes.
7 Porque é preciso que o bispo seja sem crime, como dispenseiro (que é) de Deus; não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem violento, nem ávido de sórdidos lucros; 8 mas hospitaleiro, benigno, sóbrio, justo, santo, continente, 9 aderindo firmemente à palavra fiel que é segundo a doutrina; para que possa exortar segundo a sã doutrina, e refutar os que, a contradizem.
10 Porque há ainda muitos desobedientes, vãos faladores e sedutores, principalmente entre os da circuncisão,11 aos quais é necessário fechar a boca; a eles que transtornam casas inteiras, ensinando o que não convém, por amor de um vil interesse. Tito 1, 6-11 - Bíblia Sagrada Traduzida e Comentada por Pe. Manoel de Matos Soares.
Façamos o seguinte exercício: substitua a palavra PRESBÍTERO e também a palavra BISPO pela palavra EU, e leiamos novamente o que São Paulo recomenda a Tito.
Todos esses conselhos não seriam as chaves que precisamos para sermos mais cristãos? Para sermos mais Igreja nos dias de hoje?
Muitos irmãos pensam que devemos ser cristãos paz e amor! Que no fim seremos perdoados de todos os nossos pecados e não sofremos consequências de nossas falhas. O perdão de Deus é certo, pois como pai amoroso Ele nos concederá o perdão, como Jesus disse no Evangelho de São Lucas: 4 E, se pecar sete vezes no dia contra ti e sete vezes no dia for ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe (sempre). Deus Pai vai sempre nos perdoar, pois Nosso Senhor Jesus já pagou o preço pelos nosso erro. Mas isso não significa que não sofreremos as consequências desses pecados.
Todos nós Católico Apostólicos Romanos temos que entender que devemos ser: irrepreensível, que o homem tenha uma só mulher, que a mulher tenha um só homem, que tenhamos filhos fiéis, não sermos acusados de dissolução, ou desobedientes. Não cometermos crimes. Nem propenso a manifestar ira, cólera; iroso, irascível, furioso. Nem dado a bebedeiras. Nem violento. Nem querer obter lucros abusivos em seus negócios. Devemos ser hospitaleiros, benignos, sóbrios, justos, santos, continentes. Possamos viver fielmente a Palavra, exorta-la segundo a sã doutrina e refutar os que a contradizem.
Por fim, o perdão é uma via de mão dupla, e nada mais é, que viver o que nosso Senhor Jesus nos pede no Evangelho de São Mateus 5, 34-37:
34 Eu, porém, digo-vos (Nosso Senhor Jesus) que não jureis de modo algum (sem motivo justo), nem pelo céu, porque é o trono de Deus, 35 nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés, nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande rei; 36 nem jurarás pela tua cabeça, pois não podes fazer branco ou negro um dos teus cabelos.
37 Mas seja o vosso falar: Sim, sim; não, não; porque tudo o que daqui passa, procede do mal.