Um brasileiro foi ordenado bispo latino da ilha de Chipre.
O último bispo latino residente ali morreu há 340 anos
19/03/2024 11:34
Segundo o Patriarcado Latino de Jerusalém, a consagração episcopal pelo patriarca latino de Jerusalém, dom Pierluigi Pizzaballa, de dom Bruno Varriano OFM, como bispo auxiliar de Jerusalém e vigário patriarcal para Chipre, ocorreu no sábado (16), no Centro de Conferências Filoxenia.
Dom Bruno Varriano nasceu em 25 de setembro de 1971 em São Paulo (SP), e tem cidadania italiana.
Foi ordenado sacerdote em 30 de agosto de 1997, na arquidiocese de Campobasso, na Itália. m 1999 ingressou na Custódia da Terra Santa na ordem dos frades menores. No dia 5 de outubro de 2003 professou solenemente seus votos perpétuos. É também psicólogo.
Entre 2013 e 2022 foi guardião e reitor da Basílica da Anunciação em Nazaré. É vigário patriarcal de Chipre desde agosto de 2022.
Os co-consagrantes foram o cardeal italiano Fortunato Frezza, que foi subsecretário do Sínodo dos Bispos; e o arcebispo maronita de Chipre, dom Selim Jean Sfeir. Os maronitas são católicos de rito oriental, cuja igreja – em comunhão com Roma – surgiu no Líbano, enquanto os católicos de rito latino são a maioria dos fiéis no Ocidente.
O arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer, participou da cerimônia.
“Reunimo-nos neste lugar especial para uma celebração igualmente especial: a consagração de um bispo latino, ao serviço da ilha de Chipre”, disse o cardeal Pizzaballa ao iniciar a missa.
“O último bispo latino residente na ilha morreu há exatos 340 anos. O que estamos testemunhando hoje é um momento histórico para a nossa Igreja, para o Patriarcado Latino, mas diria também para todos”, disse o cardeal Pizzabala.
O Patriarcado Latino de Jerusalém é composto por cinco vicariatos: o de Chipre, o da Jordânia, o de Israel, aquele dedicado aos migrantes e solicitantes de asilo; e o de Santiago.
acidigital.com