cover
Tocando Agora:

Igreja Católica Nossa Senhora das Graças sofre atentado em Itaperuna/RJ

Igreja Nossa Senhora das Graças, no bairro Aeroporto na qual tem como Pároco Padre Paulo Raimundo, que já foi padre em Natividade/RJ.

Igreja Católica Nossa Senhora das Graças sofre atentado em Itaperuna/RJ
Igreja Católica Nossa Senhora das Graças sofre atentado em Itaperuna/RJ (Foto: Reprodução)

Segundo informação do site do jornalista Adilson Ribeiro, neste último sábado dia 30/09, um homem de 54 anos adentrou na Igreja Nossa Senhora das Graças, no bairro Aeroporto, tentou atear fogo jogando óleo queimado pela Igreja. Mas o mesmo não conseguiu incendiar a Igreja, pois fieis o impediram e o indivíduo conseguiu fugir.
Mas não ficou oculto por muito tempo, porque foi identificado pelas filmagens das câmeras de segurança.  A Polícia foi até sua residência e o individuo não quis atender os policiais, mas ao ver a casa cercada pela Polícia, resolveu então se entregar. A ele foi conduzido a 143ª DP e imputado o crime de dano, prestou depoimento e foi liberado.
A atitude desse indivíduo nada mais é do que intolerância religiosa é crime. E o mesmo está no Código Penal Brasileiro (Decreto-Lei 2.848/1940), em seu artigo 208, estabelece que é crime “escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso”


Será que para a Igreja Católica o indivíduo vai apenas responder dano? Mas quando acontece com qualquer outro culto se toma providencias mais enérgicas, se enquadrando como crime de Intolerância Religiosa? Não podemos aceitar de forma alguma atitudes como estas.  Vejam as fotos.






Veja a nota que a Diocese de Campos dos Goytacazes emitiu:

A Diocese de Campos registrou mais um ato de vandalismo em uma Igreja no interior do Rio. Um homem de 54 anos foi flagrado ao jogar óleo na Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças, no bairro Aeroporto, na cidade de Itaperuna, na região noroeste fluminense. De acordo com o pároco Pe. Paulo Raimundo, após ser flagrado, o homem correu pelas ruas do bairro, mas foi localizado e levado para a 143º Delegacia Legal de Itaperuna. Ainda segundo o sacerdote, com a necessidade de ser realizada uma perícia da Polícia Civil, a Santa Missa do sábado foi suspensa. De acordo com as testemunhas, após jogar óleo nos corredores, bancos e na mesa do altar, ele se preparava para acender o fogo, mas quando foi impedido. 


Segundo o Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco, a agressividade deste ataque deixou a todos impressionados, principalmente pelo cerceamento da liberdade religiosa. “Jogar óleo em cima do altar, ambão, das paredes, mostra, além de uma intenção maléfica, a intenção incendiária, porque é um óleo combustível. O ato já realizado é indicativo novamente do cerceamento da liberdade religiosa. De uma intenção intimidadora para os fiéis. Nesse caso não houve uma tentativa de roubo. O objetivo foi, certamente, a destruição da Igreja, a ofensa da Igreja. Temos que dar um basta. Altamente lesivo a nosso direito de cultuar a Deus, do ataque à confessionalidade, ao nosso direito sagrado de termos um templo. Espero que as autoridades se manifestem e, junto a essa perícia, possam responsabilizar o culpado, porque devemos criar um clima de segurança e de paz”, afirmou Dom Roberto.